Atendimento de Excelência
Vamos combinar que trabalhar com atendimento ao cliente é bem complexo, não?
A venda é um processo e não um ato isolado. Ela consiste em fazer com que o cliente se encante para que ocorra o processo de compra. Mas às vezes estamos em um dia ruim, com sono, estressados, tristes, cansados, e se não prestarmos atenção, acabamos transmitindo essa energia para o nosso cliente.
Nesses dias a primeira coisa que temos que fazer é focar no atendimento e pensar no tipo de sentimento que queremos que o nosso consumidor receba. O que funciona muito bem é a empatia, que consiste em pensar, como eu gostaria de ser atendido, sempre me colocando no lugar do cliente.
Algumas dicas ajudarão a conquistar excelência no atendimento.
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Atenda como se o cliente fosse único, lembre-se que isso pode não te gerar mais clientes, mas um mau atendimento pode te render uma péssima propaganda boca a boca.
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Empatia – coloque-se sempre no lugar do cliente e perceba se você mesmo gostaria de ser atendido por você
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Simpatia – sempre cumprimente seu cliente com um sorriso no rosto, ninguém gosta de ser atendido por alguém com “cara de quem comeu e não gostou”
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Entusiasmo – demonstração de interesse e prazer em atender o cliente
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Apresentação pessoal – cuidados com você mesmo, demonstram ao cliente que você se importa com o seu local de trabalho; unhas bem feitas e/ou cortadas, maquiagem discreta, barba bem aparada
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Seja pragmático – busque sempre uma solução definitiva para o problema, atendendo ou até mesmo superando as expectativas do cliente
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Respeito – lembre-se que quem está na sua frente é um cliente e não um amigo, seja respeitoso e não íntimo
“Só há um patrão, o cliente. Ele pode despedir todo mundo da empresa, do presidente para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”
Sam Walton, fundador do Wallmart
Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP, Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Coordenador e Prof. da Disciplina de Gestão em Saúde na Graduação de Odontologia, Prof. Convidado no MBA de Gestão em Saúde da FASAM. Palestrante, Consultor Especializado em Negócios do Setor de Odontologia, Coach Executivo e de Negócios.