Empodere sua Equipe
Empoderar: é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido figurado,empoderar representa a ação de atribuir domínio ou poder sobre determinada situação, condição ou característica.
Os colaboradores da sua empresa devem entender o por quê estão realizando determinada tarefa, isso faz toda a diferença para que a mágica aconteça. Ninguém faz nada sem um objetivo maior. Compartilhe com seu time o propósito da sua empresa. Tenha certeza que todos sabem por onde devem caminhar para que esse propósito seja atingido. Isso é de suma importância. Treine seus funcionários para terem sucesso; crie uma cultura de se importar; deixe-os tomar decisões por si próprios; recompense e reconheça. Esses pequenos itens mudam a dinâmica de trabalho, faz com que se sintam importantes.
Os colaboradores são responsáveis por todo o processo de trabalho. Assim, existe uma necessidade de autonomia e autogerenciamento, quando buscam crescer dentro da empresa, uma grande motivação é saber que os gestores confiam tanto no seu trabalho quanto na sua capacidade de decisão. Dessa forma, eles serão capazes de buscar melhores soluções e contribuir para o crescimento da empresa.
Quando o empreendedor dá autonomia ao seu time, isso contribui para que:
-
as decisões sejam tomadas mais rapidamente. Não há mais a burocracia em ter que agendar diversas reuniões ou pequenas conversas sobre determinado assunto;
-
reconhecimento de novos talentos. Quando possuem liberdade, demonstram sua capacidade e habilidade, que, na maioria das vezes ninguém sabia que existia (ficavam subaproveitados);
-
melhora da motivação em ir todos os dias trabalhar sabendo que a empresa confia plenamente em seu trabalho, crescer e propor ideias novas o deixam mais confortável
Um bom líder que empodera está sempre aberto à críticas e sugestões, avalia o motivo de seus funcionários não realizarem tarefas sozinhos, distribui funções de acordo com as competências e habilidades, estabelece limites de até onde a liberdade do funcionário pode ir sem prejudicar o trabalho. Lembre-se de acompanhar os resultados da equipe, não adianta você empoderar e deixar “correr solto”, pois assim, você observa o que pode melhorar ou até mesmo descartar na estratégia do empoderamento.
O mercado muda, mude com ele ou você ficará pra trás.
Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP, Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Coordenador e Prof. da Disciplina de Gestão em Saúde na Graduação de Odontologia, Prof. Convidado no MBA de Gestão em Saúde da FASAM. Palestrante, Consultor Especializado em Negócios do Setor de Odontologia, Coach Executivo e de Negócios.