Você e seu negócio estão vivos?
Como todos nós sabemos os japoneses sempre gostaram do peixe fresco. Mas as águas próximas do Japão não tiveram muitos peixes durante décadas.
Assim, para alimentar a população japonesa, os barcos de pesca foram feitos maiores para ir para o mar.
Quanto mais longe os pescadores iam, mais era o tempo que os levava a entregar o peixe.
Se a viagem tomava vários dias, o peixe já não estava fresco.
Para resolver o problema, as companhias instalaram congeladores nos barcos de pesca.
Assim podiam pescar e colocar os peixes nos congeladores.
No entanto, os japoneses puderam perceber a diferença entre o peixe congelado e o fresco e não gostavam do gelado; portanto, tinham de vender mais barato.
As companhias instalaram então nos barcos tanques para os peixes.
Podiam pescar os peixes, metê-los nos tanques e mantê-los vivos até chegarem à Costa.
Mas depois de algum tempo os peixes deixavam de se mover no tanque. Estavam cansados e cansados, embora vivos.
Os consumidores japoneses também notaram a diferença do sabor porque quando os peixes deixam de se mover por dias, perdem o sabor fresco…
E como resolveram o problema as companhias japonesas? Como conseguiram trazer peixe com sabor de peixe fresco?
Se as companhias japonesas te pedirem conselhos, o que lhes recomenda? E como resolveram o problema as companhias japonesas? Como conseguiram trazer peixe com sabor de peixe fresco?
(enquanto você pensa na solução…. Leia o que segue):
Assim que uma pessoa alcança seus objetivos, tais como começar uma nova empresa, pagar suas dívidas, encontrar um casal maravilhoso, ou seja o que for, começa a perder a paixão. Já não precisa de se esforçar tanto. Por isso, normalmente ela relaxa.
Experimentam o mesmo problema que as pessoas que ganham a loteria, ou o daqueles que herdam muito dinheiro e nunca amadurecem.
Como o problema dos pescadores japoneses, a solução é simples e resume-se nesta frase:
“As pessoas prosperam mais quando há desafios no seu ambiente”
Para manter o sabor fresco dos peixes, as companhias de pesca colocam os peixes dentro dos tanques nos barcos, mas agora colocam também um tubarão pequeno!
Claro que o tubarão come alguns peixes, mas os outros chegam muito, mas muito vivos. Os peixes são desafiados! Têm de nadar durante todo o percurso dentro do tanque, para se manterem vivos.
Então meu caro quando você atingir os seus objetivos se aventure em outros mais ousados. Não se deve criar o sucesso para depois deitar-se nele e ponto final.
Por isso, solte um “Tubarão em seu tanque”, e descobre verdadeiramente até onde pode chegar.
Alguns ” tubarões ” vão fazer-te conhecer o teu potencial, que não te assustem os seus ” dentes e as suas armadilhas “… continuas alerta, mas sempre “fresco”.
Lembre-se:
Haverá sempre tubarões para onde quer que vás.
Estamos todos no mesmo barco, onde sempre teremos dificuldades e elas serão bem vindas se as soubermos olhar como as oportunidades para encontrar novos caminhos, para ouvir outras opiniões, para aprender novas formas de ver a vida, para fortalecer o nosso espírito e tirar o melhor de Nós mesmos.
Desejo sinceramente para você grandes desafios que te mantenham “bem vivo” e conseguindo sucesso após sucesso.
Forte abraço,
Prof. Marcos Rocha
Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP, Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Coordenador e Prof. da Disciplina de Gestão em Saúde na Graduação de Odontologia, Prof. Convidado no MBA de Gestão em Saúde da FASAM. Palestrante, Consultor Especializado em Negócios do Setor de Odontologia, Coach Executivo e de Negócios.